Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Encontre o que deseja

NO AR

Domingão Sertanejo

    Brasil

Invisíveis da Silva – O drama das pessoas sem documento no Brasil

Reportagem especial fala sobre pessoas sem documento no Brasil e como o documento é um instrumento de cidadania

Publicada em 18/04/22 as 14:56h por Maurício de SantiRodrigo Resende - 113 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Ilustrativa)

A pandemia de coronavírus no Brasil revelou, além da necessidade de investimentos no Sistema único de Saúde, um verdadeiro exército de invisíveis no país. Pessoas “invisíveis” são aquelas sem documentação e, com a criação do auxílio emergencial, esse contingente de milhões de pessoas ficou evidente.

Mas os documentos não são apenas importantes para a aquisição de benefícios sociais. Eles podem ser um instrumento de cidadania e até mesmo de garantia de vida.

Na Reportagem Especial “Invisíveis da Silva”, dos jornalistas Maurício de Santi e Rodrigo Resende, você ficará sabendo sobre um projeto do Ministério Público da Bahia que busca combater o sub-registro, assim como um projeto semelhante no Rio de Janeiro, feito em um ônibus, que virou até tese de doutorado.

A reportagem traz ainda histórias de pessoas trans que enfrentaram desafios para alterar o documento para adoção do nome social e também histórias de jovens negros que, ao sair de casa para ir até mesmo na esquina, na padaria, precisam carregar o documento para não correr riscos desnecessários.

*Esta reportagem conquistou o terceiro lugar no Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo na categoria Rádio de 2021.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Visitas: 207582 | Usuários Online: 31

Rádio Criativa Juti, 87,9 MHZ - Avenida Bonifácio Fernandes, 1500 - Centro - CEP 79.955-000 - Juti-MS - Todos os direitos reservados