Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Criativa Juti - 87,9 MHZ

    Mato Grosso do Sul

Escola de Maracaju é a 8ª cívico-militar de Mato Grosso do Sul

Publicada em 27/04/22 as 13:12h por CAMPO GRANDE NEWS - 111 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Escola foi fundada em 1929. (Foto: Marcos Rojas))

A Escola Estadual Coronel Lima de Figueiredo, em Maracaju, é a mais nova unidade integrante do Pecim (Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares), do MEC (Ministério da Educação). A escola passou por reforma, que será entregue pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na sexta-feira (29).

Iniciada em março de 2021, a obra custou R$ 3,7 milhões. A escola passou a integrar o Pecim em janeiro e está sendo administrada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Esta é oitava escola cívico militar do Estado. No lançamento do programa, em 2020, entraram a Escola Municipal José de Souza Damy, de Corumbá; e as escolas estaduais Marçal de Souza Tupã-Y e Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito), na Capital.

No ano passado, ingressou a Escola Estadual Maria Corrêa Dias, de Anastácio; e as escolas municipais Professor Adenocre Alexandre de Morais, de Costa Rica; Cláudio de Oliveira, de Porto Murtinho; e Major Alberto Rodrigues da Costa, em Jardim.

Este ano, está em implantação a Escola Municipal Governador Harry Amorim Costa, em Campo Grande, e outra municipal em Rio Verde de Mato Grosso, que ainda não foi escolhida.

Entrega – A reforma da escola Coronel Lima de Figueiredo contou com serviços de reforma com acessibilidade, adequação da edificação às normas de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, dentre eles a demolição e reconstrução de muro das ruas Vacaria e Euclides de Cunha. 

Os serviços de intervenção incluem a demolição e substituição de cobertura, revestimentos de pisos, esquadrias, pintura geral interna, remoção de 14 árvores e demolição de duas fossas sépticas. A escola também passou por uma remoção total do forro de PVC. Abertura e fechamento de vãos de janelas e portas.

Houve ainda a execução de revestimento em argamassa nos blocos 01 e 02, bem como a construção de paredes em alvenaria separando a cozinha da despensa e execução de fundação e elevação de alvenaria, ampliando o bloco 02. Por fim, foi realizada a construção de sanitário na sala dos professores, execução de tubulações de elétrica e hidráulica nos blocos 1 e 2 e demais adequações necessárias ao atendimento da comunidade.

Além da reforma, a escola também receberá investimentos em equipamentos. Foram investidos R$ 836,1 mil para a aquisição de 420 conjuntos escolares (mesa e cadeira para estudantes), 31 aparelhos de ar-condicionado (12, 18 e 2 mil BTUS), 20 mesas de refeitório, mesas de diretor, gaveteiros, bebedouro industrial, refrigerador, 80 kits escolares, 12 mesas em “L”, 25 computadores e mesas para computador.

Fundada em 1929, a unidade escolar já passou por diferentes endereços, como a rua Noroeste (Projeto Mirim), e está na atual localização desde 1977. O endereço fixo na rua Esperança, número 09, foi inaugurado na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Prata Braga, oficialmente inaugurada em março de 1978.

A unidade empresta o nome de José de Lima Figueiredo, oficial do Exército Brasileiro, ensaísta, pesquisador, geógrafo e historiador, notório escritor, autor de livros como “A conquista do Brasil pelos Brasileiros” “A Noroeste do Brasil”, “Limites do Brasil”, e “Grandes Soldados do Brasil”, era natural do Rio de Janeiro e assumiu a direção de uma das estradas de ferro do país no período de 1946 a 1950, a Ferrovia Noroeste que compreendia São Paulo até o Mato Grosso, após, seguiu carreira política em São Paulo, deixando seu nome também na história de Maracaju. 






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Visitas: 207561 | Usuários Online: 27

Rádio Criativa Juti, 87,9 MHZ - Avenida Bonifácio Fernandes, 1500 - Centro - CEP 79.955-000 - Juti-MS - Todos os direitos reservados