Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Encontre o que deseja

NO AR

Rádio Criativa Juti - 87,9 MHZ

    Mundo

Astrônomos detectam galáxia a 13,5 mil milhões de anos-luz da terra

Descoberta foi divulgada na revista científica Astrophysical

Publicada em 07/04/22 as 13:13h por Por Reuters* - Lisboa/ Agência Brasil - 124 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reuters)

Equipe internacional de astrônomos detectou a galáxia mais distante, a 13,5 bilhões de anos-luz da terra, "pouco tempo" depois de o Universo ter "nascido". A galáxia, que tem a designação técnica de HD1, foi descoberta após mais de mil horas de observações com diversos telescópios, incluindo o espacial Spitzer, desativado há dois anos, e o radiotelescópio Alma, no Chile. 

Segundo os autores da descoberta, descrita em artigo publicado na revista científica Astrophysical, a galáxia pode ter um buraco negro supermaciço, com massa de cerca de 100 milhões de vezes a do Sol, e formar as primeiras estrelas do Universo, que, de acordo com a teoria do Big Bang, teria 13,8 bilhões de anos. A equipe espera confirmar as duas hipóteses, deduzidas pelo extremo brilho emitido pela galáxia na luz ultravioleta, com observações feitas com o novo telescópio espacial James Webb, em órbita desde janeiro e que está preparado para "revelar" as primeiras galáxias e estrelas do universo. 

De acordo com nota do Centro para a Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, que participou do estudo, o recorde anterior da galáxia mais distante pertencia à GN-z11, que está a 13,4 mil milhões de anos-luz da terra. Há uma semana, foi anunciada a descoberta da estrela mais distante, a 12,9 mil milhões de anos-luz. A Earendel, que significa "estrela da manhã" em inglês antigo, terá pelo menos 50 vezes a massa do Sol e é milhões de vezes mais brilhante, tendo sido observada pelo telescópio espacial Hubble.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (67) 3463-1661

Visitas: 207519 | Usuários Online: 20

Rádio Criativa Juti, 87,9 MHZ - Avenida Bonifácio Fernandes, 1500 - Centro - CEP 79.955-000 - Juti-MS - Todos os direitos reservados